Quarta, 29 de Junho de 2022
Política Política

Datafolha: Lula venceria no 1º turno se eleições fossem hoje

Petista tem 53% dos votos válidos. No entanto, diferença para Bolsonaro caiu 2 pontos percentuais. Ciro tem 8% e Simone Tebet 1%

23/06/2022 às 19h11
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Datafolha: Lula venceria no 1º turno se eleições fossem hoje

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança no primeiro turno da corrida à Presidência com 47% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na segunda colocação com 28%. Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT) com 8%, seguido por André Janones (Avante) com 2%, e Simone Tebet (MDB), com 1%. Segundo o levantamento, Lula venceria a eleição no primeiro turno com 53% dos votos válidos, se o pleito fosse hoje.

A diferença entre Lula e Bolsonaro oscilou dois pontos e caiu de 21 pontos, no levantamento anterior, para 19. Veja os resultados da pesquisa:

Lula (PT) 47%

Bolsonaro (PL) 28%

Ciro Gomes (PDT) 8%

Simone Tebet (MDB) 1%

André Janones (Avante) 2%

Pablo Marçal (PROS) 1%

Vera Lúcia (PSTU) 1%

Brancos e nulos 7%

Não sabe ou não respondeu 4%

Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União), Eymael (DC) e General Santos Cruz (Podemos) não chegaram a 1%

Na pesquisa anterior, divulgada em maio, Lula aparecia com 48%, Bolsonaro (27%), Ciro Gomes (7%), André Janones (2%) e Simone Tebet (2%).

 

O Datafolha entrevistou, nesta quarta e quinta-feira, 2.556 eleitores em 181 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09088/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%.

 

(Reportagem: O Globo)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.