Quarta, 29 de Junho de 2022
Educação Educação e economia

Prefeitura vai fomentar expansão de ensino superior e técnico em Canaã

Por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável, prefeitura visa ampliar a oferta de ensino superior e técnico na Terra Prometida. Meta do governo é que estudantes não precisem mais se deslocar para cidades vizinhas

20/06/2022 às 18h48
Por: Venuzia Fernandes
Compartilhe:
Prefeitura vai fomentar expansão de ensino superior e técnico em Canaã

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), pretende fomentar a expansão do ensino superior e profissional em Canaã dos Carajás. Na última sexta-feira (17), representantes de instituições participaram do I Encontro Municipal das Instituições de Ensino Profissional e Superior (EMIEPS), no auditório da Semed, ocasião em que foram apresentados às carteiras educacionais do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável (FMDS).

Com taxas mais baixas que as praticadas no mercado e melhores condições de pagamento, o governo municipal já está financiando a ampliação do ensino superior em Canaã. O empresário que desejar investir na melhoria da estrutura do seu negócio, deve procurar a sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), onde receberá instruções sobre o devido processo legal para ter acesso ao FMDS. O recurso pode ser utilizado para aquisição de insumos, materiais e equipamentos de laboratórios.

“O que achei de mais proveitoso foi a parceria da Prefeitura, da Semed com os empresários da área da educação” afirma Adryelle Moreira, proprietária da Unisa em Canaã, que participou do encontro e considera positivo o fomento ao ensino superior. “Esse crescer juntos, esse preparar a cidade para um futuro melhor, é algo muito bom. E com certeza é motivador e dá muita vontade de participar ativamente desse processo para ver nossa cidade cada vez melhor.”

Em paralelo às ações de ampliação da oferta de ensino, a prefeitura também trabalha para dar melhores condições a estudantes que desejam ter acesso a essas instituições. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), o município oferta bolsas de estudo a 150 alunos em situação de vulnerabilidade social.

Leuzilda Rodrigues, responsável pela Diretoria de Educação Profissional Científica e Superior (DPECS), destacou a importância do amparo a todos os níveis de ensino em Canaã. “A intenção é apoiar estrategicamente todos os níveis de ensino, inclusive para regulamentar os processos de estágio curricular obrigatório. Assim, além das ações que dão condições aos empresários locais do ramo para ampliar seu negócio, também tornaremos viável o estágio curricular em nossa cidade.”

De acordo com a secretária de Educação Roselma Milani, Canaã dos Carajás tem investido muito na educação em todos os níveis. “Estamos caminhando para nos tornar referência em ensino, seja infantil, fundamental, médio, técnico ou superior. Nós queremos que o estudante não precise sair daqui para cidades vizinhas, queremos que tenham acesso à educação de qualidade aqui mesmo.”

Vale ressaltar que atualmente mais de 400 alunos se deslocam até Parauapebas todos os dias para ter acesso a cursos como Psicologia, Fisioterapia, Direito, Enfermagem, entre outros. Com a ampliação da oferta local, estes estudantes poderiam concluir em Canaã seus estudos, que geraria mais emprego, renda e qualidade de vida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.