Quarta, 29 de Junho de 2022
Educação Educação

Ensino integral, aulas de inglês e 3 refeições diárias: conheça a Escola Carlos Henriques

Localizada na Vila Ouro Verde, zona rural de Canaã, Escola Carlos Henriques atende mais de 250 alunos com o que há de melhor em educação

16/06/2022 às 11h26
Por: Redação
Compartilhe:
Ensino integral, aulas de inglês e 3 refeições diárias: conheça a Escola Carlos Henriques

Mesa digital interativa, três refeições diárias com cardápio elaborado por nutricionistas, aulas de inglês, computação, reforço, transporte escolar, salas climatizadas e quadra poliesportiva coberta. Você consegue imaginar um ambiente assim para os seus filhos? A Prefeitura de Canaã consegue e torna possível.

Essa é a realidade vivenciada por mais de 250 alunos da Escola Municipal Carlos Henrique, localizada na Vila Ouro Verde, zona rural do município. A unidade, que começou a funcionar em tempo integral no mês de maio, é referência no quesito qualidade de ensino e aprendizagem em Canaã.

Na Escola Municipal Carlos Henrique, as aulas se iniciam às 08h30 e encerram às 15h30. À tarde, os alunos possuem aulas de Interação Social e Sociocultural, Alfabetização, Letramento e Língua Portuguesa, Linguagem Matemática, Teatro, Artes Visuais, Brincadeiras e Jogos, Esporte, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Empreendedorismo, Iniciação Científica, Informática e Tecnologia, Língua Inglesa, Higiene Pessoal e Alimentar.

A modalidade integral, que contempla maior tempo dentro da unidade escolar, permite que os alunos possam ter uma grade curricular mais completa, que visa não somente o ensino por meio das disciplinas básicas, mas também o desenvolvimento social e multicultural das crianças e jovens.

Dessa forma, pais e responsáveis podem ter mais segurança e tranquilidade para trabalhar, como é o caso da dona Cristina Oliveira, mãe de três alunas que estudam na unidade. “Eu trabalho nesse período em que elas estão na escola para ajudar na renda do meu marido, porque nós pagamos aluguel aqui. Também já não vai mais tarefas para casa porque elas fazem aqui, e tem aulas de reforço e aulas de computação, algo que eu não poderia pagar para a minha filha e nem poderia levar ela daqui pra Canaã, pois não tenho transporte. Então, tudo isso influencia no bem estar meu da nossa família”.

“Eu trabalho nesse período em que elas estão na escola”, afirma Cristina Oliveira, mãe de três alunas.

No ensino de línguas estrangeiras (Inglês), que é uma das disciplinas da base curricular do município, o desenvolvimento dos alunos já pode ser observado em casa, como conta a dona Cristina. “Um dia eu estava conversando com o meu marido e a minha filha menor falou assim “pai, eu já sei falar inglês” e aí começou a falar. E todo dia ela fala “mãe, a comida é ótima”, “mãe, estou aprendendo isso”. Tudo está sendo maravilhoso”.

Com a ampliação das vagas para ensino integral, o município planeja cumprir as metas do Plano Municipal de Educação. “É um compromisso da nossa gestão, cuidar da educação para as nossas crianças e para nossa juventude”, afirma a prefeita Josemira Gadelha. É Canaã cuidando das pessoas para construir um amanhã com mais qualidade de vida.

(Vitória Ohana - Ascom/PMCC)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.