Quarta, 29 de Junho de 2022
Cultura Cultura

Casa da Cultura de Canaã abre novas vagas para cursos gratuitos de música

Para participar, basta ser morador do município, ter a idade exigida para a modalidade escolhida, ser alfabetizado e ir à instituição para fazer o teste de aptidão

15/06/2022 às 16h51
Por: Redação
Compartilhe:
Casa da Cultura de Canaã abre novas vagas para cursos gratuitos de música

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás abriu novas vagas para a Escola de Música. Para participar dos cursos, não é preciso se inscrever. Basta ser morador do município, ter a idade exigida para a modalidade escolhida, ser alfabetizado e ir à instituição para fazer o teste de aptidão. Os candidatos aprovados que fizerem a matrícula iniciarão as aulas no segundo semestre. Os cursos são gratuitos.

Os testes acontecerão entre os dias 27 e 30 de junho, sempre das 10h às 12h e das 16h às 18h, na Casa da Cultura, que fica localizada na Rua das Esmeraldas, número 141, no bairro Jardim das Palmeiras. As avaliações obedecerão à ordem de chegada e terão como critérios afinação, coordenação motora, percepção musical e ritmo. Não será exigida experiência com o instrumento.

Após essa etapa, a Casa da Cultura entrará em contato com os candidatos aprovados para informar sobre o período de matrículas, documentos necessários e o início dos cursos.

Quem tiver dúvidas sobre o teste de aptidão, pode ligar para o número (94) 99249-1549.

Idades exigidas e datas dos testes

 

Canto e flauta

Idade: 07 a 11 anos

Teste de aptidão: 27 de junho

 

Violão

Idade: 10 a 17 anos

Teste de aptidão: 28 de junho

 

Canto coral

Idade: 12 a 19 anos

Teste de aptidão: 29 de junho

 

Flauta doce

Idade: 12 a 19 anos

Teste de aptidão: 30 de junho

 

Sobre a Escola de Música e Dança

Localizada no município de Canaã dos Carajás, a Escola de Música e Dança da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás funciona desde 2016 e oferta cursos gratuitos para a população.

As vagas são distribuídas seguindo o padrão de 70% para alunos matriculados em escolas públicas municipais e as demais vagas (até 30%) para alunos matriculados em escolas particulares. Parte delas é preenchida a partir de sorteios públicos que ocorrem no início de cada período letivo e outra parte é definida a partir de testes seletivos.

Em 2021, a Escola de Música e Dança da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás passou a integrar o programa Vale Música. Focada no estímulo à prática e incentivo à profissionalização, a metodologia é adotada nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. Só em Belém, o programa já formou mais de 1.000 músicos profissionais nos últimos 15 anos.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.