Quarta, 29 de Junho de 2022
Mineração Mineração

Nova ponte em Marabá vai melhorar escoamento da produção mineral de Carajás

Vale deve investir R$ 830 milhões em construção de nova ponte sobre o Rio Tocantins

28/04/2022 às 18h40
Por: Redação
Compartilhe:
Nova ponte em Marabá vai melhorar escoamento da produção mineral de Carajás

As informações estão no relatório 20F, enviado pela mineradora à Securities and Exchange Comission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos.

De acordo com o documento, o projeto foi aprovado em março de 2022 e vai aumentar a capacidade da Estrada de Ferro Carajás (EFC), melhorando o fluxo de tráfego ferroviário e mitigando riscos de negócios.

O projeto inclui uma segunda ponte rodoviária para tráfego de veículos, que reforçará a ligação entre o Sudeste do Estado do Pará e o litoral norte brasileiro.

"A única ponte atual faz parte da ferrovia EFC, por onde escoamos toda a nossa produção de minério de ferro do Sistema Norte, bem como o concentrado de cobre produzido no Estado do Pará", explica a empresa no documento.

O Sistema Norte foi responsável pela produção de 188,84 milhões de toneladas de minério de ferro em 2021, o que correspondeu a 59,83% da produção total da Vale no ano passado, de 315,61Mt da principal matéria-prima siderúrgica.

A possível indisponibilidade de uma ponte, por exemplo, é uma das questões que podem afetar "adversamente" os negócios da mineradora, segundo afirmou a empresa no relatório.

"Nossos negócios podem ser adversamente afetados pela falha ou indisponibilidade de determinados ativos ou infraestrutura críticos. Esses ativos críticos incluem minas, instalações industriais, portos, ferrovias, estradas e pontes", declarou a empresa.

"A falha ou indisponibilidade de qualquer ativo crítico, seja resultante de eventos naturais ou problemas operacionais, pode ter um efeito adverso relevante em nossos negócios", acrescenta o documento. Com informações do Estadão.

(Fonte: Notícias de Mineração)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.