Sexta, 19 de Agosto de 2022
Saúde Matéria Especial

Destaque nacional, Saúde de Canaã já realizou mais de 60 mil atendimentos em 2022

Rede de Saúde Municipal possui 82 mil usuários cadastrados - o que supera a população estimada do município. Dados revelam que Canaã atende pacientes de municípios vizinhos, o que já a credencia como referência regional

26/05/2022 às 10h34
Por: Redação
Compartilhe:
Destaque nacional, Saúde de Canaã já realizou mais de 60 mil atendimentos em 2022

O município de Canaã dos Carajás tem se destacado com seus programas e investimentos em saúde pública. Com um sistema de atenção básica premiado nacionalmente, Canaã segue investindo em projetos e parcerias para disponibilizar ao cidadão o melhor serviço público de saúde do Estado do Pará. Nos primeiros cinco meses de 2022, Canaã realizou mais de 50 mil atendimentos médicos e superou 12 mil atendimentos de enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural. Segundo a prefeita de Canaã dos Carajás Josemira Gadelha, “nosso objetivo é ampliar esses serviços e garantir que Canaã continue progredindo, com mais médicos, especialidades e opções de tratamento”, afirma.

Segundo o último relatório da Secretaria Municipal de Saúde, Canaã dos Carajás possui 82.367 usuários cadastrados, maior que sua população estimada entre 60 e 70 mil habitantes. Isso significa que cidadãos de municípios vizinhos tem utilizados os serviços de saúde em Canaã, inclusive atendimentos de urgência e emergência. Em média, o número de internações hospitalares mensais é de 290, 33% acima em relação ao ano de 2021. Desde o início do ano, são realizados, em média, 92 partos mensais.

O número mensal de atendimentos no Pronto Socorro subiu 19% em relação ao ano anterior. Em média, são realizados 5 mil atendimentos no Hospital Municipal Daniel Gonçalves. E os exames laboratoriais em Canaã ultrapassam o número de 16 mil resultados divulgados.

Mesmo com o aumento do desempenho dos serviços de saúde neste último ano, Canaã dos Carajás tem planos maiores. Construir o Hospital Regional, com atendimento de média e alta complexidade, e ter capacidade de funcionar como Hospital Escola ou abrigar residências em futuros cursos na área da saúde, como cursos de medicina.

Projeto do Hospital Regional de Canaã dos Carajás

 

A intenção da administração é atrair a iniciativa privada para participar da construção e do custeio da futura unidade, por meio de parcerias. Estudos e pesquisas de viabilidade têm sido realizados para apurar questões como as principais demandas de saúde da região, seja de especialidades médicas, ou exames e tratamentos. Para isso, a prefeitura contou com o trabalho do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), para auxiliá-la na tarefa.

Os investimentos na saúde são contínuos por meio de programas que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A seguir, é possível conhecer alguns programas desenvolvidos no município que tem impactado milhares de jovens, adultos e idosos do município.

 

Projeto desenvolvido pela Atenção Primária de Canaã é destaque nacional

Em abril de 2022, Canaã dos Carajás foi classificada entre as três melhores experiências de organização da atenção primária do país. O reconhecimento do Ministério da Saúde veio após o desenvolvimento de um projeto de monitoramento dos dados e indicadores, que permitiu ao município ampliar o acesso da população às consultas de pré-natal, aos exames para sífilis, HIV e hemoglobina glicada, às consultas odontológicas em gestantes, ao exame citopatológico e ao atendimento a pessoas com hipertensão arterial sistêmica. Além disso, foi fortalecido o processo de monitoramento e planejamento das ações em cada território e a realização de busca ativa.

 

O projeto melhorou os indicadores de saúde de Canaã. Com a manutenção de todos os serviços da APS durante a pandemia, o município obteve, no 3º quadrimestre de 2020, a melhor performance do Estado do Pará e, no 1º quadrimestre de 2021, o 14º lugar nacional e a melhor pontuação do estado. Já, no 2º quadrimestre de 2021, o município recebeu a pontuação 10 em seis dos sete indicadores monitorados.

 

Programa Saúde na Escola é ampliado em Canaã

O programa, que é uma iniciativa do Governo Federal foi renovado e, desde março de 2022, inseriu novas atividades que visam cuidar da saúde de crianças e jovens da rede pública de ensino. Sob o tema “Nossa lição é cuidar do futuro”, o programa conta com equipes coordenadas de profissionais da odontologia, nutrição, psicologia, saúde – como enfermeiros, técnicos de enfermagem e oftalmologistas, fonoaudiologia e educação – para realizar o trabalho de avaliação, consultas, orientações e intervenções nos alunos da rede municipal de ensino e, posteriormente, da rede estadual.

Programa, que é iniciativa do Governo Federal, foi ampliado em Canaã

A estudante Sara Ramos , afirmou que “se sente privilegiada, por ter acesso ao programa”. “Muitos que não tem essa oportunidade. É muito importante cuidar da nossa saúde”, destacou. Já a estudante Maria Eduarda destacou a importância do cuidado com a saúde. “Estou achando muito legal, pois nem todos os colegas tem a devida orientação em casa, de tomar vacina, ir ao dentista, então está sendo uma experiência muito legal, e eu espero que a gente possa continuar com o projeto e atender cada vez mais todo o mundo da escola”, disse.

 

Programa Sorriso Legal resgata autoestima dos canaenses

A fenda lábio-palatina, comumente conhecida como “lábio leporino”, tem grande incidência no estado do Pará. Trata-se de uma fissura no lábio do recém-nascido que, se não tratada, pode ocasionar problemas na fala e na alimentação, além de comprometer a estética da face e a autoestima do paciente. O tratamento é cirúrgico, caro e pouco acessível no interior do país. Mas, em Canaã, esse tratamento está disponível na saúde pública, com profissionais capacitados, por meio de convênio da prefeitura do município com o Instituto Sorriso Legal, que realiza essas cirurgias no município, assim como outras cirurgias reparadoras da face.

Para quem é beneficiado, o sentimento é um só. “É motivo de gratidão. Só tenho a agradecer, sem palavras, pois é um sonho que está sendo realizado e só tenho a agradecer por Canaã dos Carajás ter essa grande parceria”, afirmou Geovana Duarte, mãe de um dos pacientes atendidos, que havia sofrido um choque quando pequeno, que o deixou com uma sequela na boca.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.