Terça, 17 de Maio de 2022
Canaã dos Carajás Amparo social

Prefeitura inaugura novo abrigo municipal de Canaã dos Carajás

Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes leva o nome de Jociane Cândido de Jesus, que foi amparada pelo abrigo municipal por muitos anos. Solenidade de abertura contou com a presença de autoridades

06/05/2022 às 09h41 Atualizada em 06/05/2022 às 10h35
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Prefeitura inaugura novo abrigo municipal de Canaã dos Carajás

A noite de quinta-feira (5) foi de celebração em Canaã dos Carajás. A Prefeitura de Canaã dos Carajás inaugurou de forma oficial a nova sede do abrigo municipal em uma solenidade que reuniu autoridades do município. A Unidade de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes Jociane Cândido de Jesus funciona em prédio próprio e leva o nome de uma ex-interna da unidade, que faleceu em 2013 vítima de problemas cardíacos. Jociane tinha deficiência física e foi acolhida na unidade junto com seus irmãos; a jovem faleceu aos 19 anos vítima de problemas cardíacos.

Estiveram presentes na inauguração a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, o vice-prefeito e secretário de Obras, Zito Augusto, o presidente da Câmara Municipal, Dinilson José, o juiz de direito Danilo Fernandes, o secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo Araújo e o ex-prefeito de Canaã, Jeová Andrade. Os vereadores Wilson Leite e Maria Pereira também participaram da cerimônia de inauguração.

Coordenadora da unidade, Tezia Oliveira falou sobre a ocasião. "Estou muito feliz. É realmente gratificante poder inaugurar este espaço tão sonhado e idealizado."

Ronaldo Araújo destacou o trabalho positivo que as equipe de assistência social têm realizado no município. "Crianças e adolescentes precisam do nosso apoio, elas são o futuro desta cidade. Acredito que essa é uma vitória muito grande para nós. Nosso trabalho vai ser no sentido de curar ou diminuir sequelas que essas crianças venham a passar."

Jeová Andrade, que iniciou a obra ainda em seu governo, acredita que o ideal é que o espaço seja pouco utilizado. "Espero que poucas crianças sejam atendidas aqui, mas que as que forem possam ser atendidas com a maior dignidade possível - com estrutura e uma equipe extremamente eficiente."

O juiz Danilo também fez o uso da palavra. "É um empreendimento importante demais para Canaã. É um local para acolher quem mais precisa." O magistrado afirmou ainda que a sociedade e poder público devem trabalhar em conjunto para evitar que famílias se desfaçam e que crianças não precisem ser atendidas na unidade.

Dinilson José, que já foi conselheiro tutelar no município, lembrou a importância de uma sede própria para o abrigo. "Esse é um espaço amplo, temos uma rede de amparo eficiente e estamos avançando. Isso é fruto de muito trabalho de toda a equipe e do governo municipal. A Câmara está sempre a disposição para o que for necessário para melhorar este município."

Para Zito, "É uma felicidade poder acompanhar o processo de desenvolvimento desta cidade. É uma honra poder verde perto o avanço em todas as áreas." Ele desejou ainda que a localidade pudesse ter "espirito familiar" para atender cada vez melhor seus internos.

A prefeita Josemira, por sua vez, afirmou que a política feita com responsabilidade tem o poder de transformar a vida de pessoas e que o município está atuando em todas as frentes para ampliar a qualidade de vida dos munícipes. "Na Habitação, pessoas estão tendo acesso a casas. Na educação, estamos atendendo da creche ao mestrado. No esporte e cultura, trabalhamos para incluir jovens em mais atividades. Nós trabalhamos em todas as frentes para que famílias não se desintegrem e poucos jovens precisem deste espaço. No entanto, se precisar, está aqui um grande espaço e uma grande equipe para atender."

A Unidade de Acolhimento foi construída com recursos próprios do município e já está funcionando. O topônimo da unidade foi escolhido através do Projeto de Lei 019/2021, de autoria do vereador Cleverson Zajac.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias