Terça, 17 de Maio de 2022
Canaã dos Carajás Inovação

Cidade inteligente: Governo lança aplicativo Conecta Canaã

Gestão visa ter canal direto entre cidadãos e prefeitura. Problemas, demandas e sugestões poderão ser enviados ao poder público de forma instantânea através do aplicativo

05/05/2022 às 10h42
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Cidade inteligente: Governo lança aplicativo Conecta Canaã

Já pensou se fosse possível avisar de forma instantânea ao poder público sobre um novo buraco na sua rua? Ou que uma lâmpada queimou, ou que há um incêndio começando em um lote próximo, ou mesmo que um carro está estacionado em local inadequado? Parece coisa de futuro, não é verdade? Pois bem. Em Canaã, este futuro já é realidade.

Na manhã desta quinta-feira (5), a Prefeitura de Canaã dos Carajás lançou, em coletiva de imprensa, o aplicativo Conecta Canaã. A ferramenta vai funcionar como um elo entre poder público e cidadãos. Conforme descrito no primeiro parágrafo, problemas, demandas e até sugestões de melhorias poderão ser repassadas de forma imediata às secretarias responsáveis. É tudo mais fácil, rápido, prático e intuitivo.

Vamos supor que apareça um buraco na sua rua. Com o aplicativo, você tira uma foto do problema, descreve o que está acontecendo em poucas palavras, passa o endereço e em poucos segundos a Secretaria de Obras recebe a demanda. A partir disso, a Semob já inclui em seu cronograma o trabalho de recapeamento da via.

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, explicou que o aplicativo é parte do projeto Smart City (Cidades Inteligente), está em fase de testes e será ampliado já no segundo semestre deste ano. “Essa é uma parceria do governo municipal com a UFPA e o cidadão pode nos ajudar a construir a gestão.”

Zito Augusto, vice-prefeito de secretária de Obras, destacou que Canaã está se atualizando aos novos tempos. “A tecnologia é um caminho sem volta e estamos nos adaptando a esse novo mundo. Nossa comunidade vai estar mais próxima do governo e isso é um compromisso assumido em campanha.”

Josemira finalizou a coletiva destacando que esse é um passo importante para que Canaã comece a produzir e vender tecnologia e não comprar. “Temos cursos nessas áreas, queremos ser uma cidade inteligente, que atraia cada vez mais investimentos neste segmento. Canaã será uma das melhores e mais tecnológicas cidades pra se viver no Brasil.”

O aplicativo também vai funcionar como um banco de dados. Ou seja, vai monitorar recorrência de problemas em determinados setores. Se uma lâmpada, por exemplo, queima várias vezes, o aplicativo começa a destacar esse problema para a Semob e reforçar que o defeito pode ser na rede elétrica e não apenas na lâmpada.

O aplicativo já está disponível para download nos sistemas IOS e Android.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias