Terça, 17 de Maio de 2022
Saúde Saúde infantil

Canaã dos Carajás caminha para ser referência em aleitamento materno

29/04/2022 às 12h58
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
Canaã dos Carajás caminha para ser referência em aleitamento materno

Canaã dos Carajás continua em busca de melhorias e aprimoramentos no serviço público de saúde. Entre os dias 26 e 29 de abril, servidores da Secretaria Municipal de Saúde participaram de um curso de sensibilização em aleitamento materno, ministrado pela Secretaria de Estado da Saúde do Pará. A capacitação visa a obtenção do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que garante a todo bebê o melhor começo de vida, por meio da criação de um ambiente de cuidados de saúde onde a amamentação é a regra.

Durante a capacitação, os profissionais da saúde falaram sobre a importância da amamentação e os riscos do desmame precoce, uma das maiores causas da mortalidade infantil. Os servidores da saúde de Canaã foram encorajados a desenvolver planos estratégicos para fomentar a cultura do aleitamento entre as mães atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do município. 

 A padronização da sensibilização também inclui visitas domiciliares precoces, acesso a ambulatório e a  banco de leite humano, envolvimento da família, serviços na comunidade de apoio à amamentação, a criação de grupos de apoio à amamentação e uma linha direta para orientações por telefone. Segundo uma das coordenadoras da iniciativa, a fonoaudióloga Deyse Araújo, “ queremos preparar toda a equipe para acolher essas mães tanto no hospital como no pós-alta”, afirmou.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança é uma estratégia lançada no mundo inteiro pela Organização Mundial da Saúde e Unicef em 1991 com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar. Ao se enquadrar nos requisitos, Canaã dos Carajás poderá conquistar o selo.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias