Sábado, 26 de Novembro de 2022
Saúde Saúde

Alerta para caso de sarampo em Canaã dos Carajás

Criança de 1 ano e 4 meses testou positivo em primeira amostragem; município aguarda agora contraprova

28/04/2022 às 16h22
Por: Gazeta Carajás
Compartilhe:
Alerta para caso de sarampo em Canaã dos Carajás

A Secretaria Municipal de Saúde de Canãa dos Carajás divulgou ontem (27), um relatório sobre um caso suspeito de infecção pelo vírus do sarampo em uma criança de um ano e quatro meses de idade, no município. O resultado do exame da primeira amostra coletada foi positivo. De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, na próxima semana, será enviado ao laboratório o segundo exame para confirmação absoluta do caso.

A paciente deu entrada na Unidade de Básica de Saúde José Alves Jardim, no bairro Alto Bonito, no dia 19 de abril, às 16h, com sintomas da doença. No dia 20 de abril, a equipe da unidade realizou uma visita domiciliar e conduziu uma investigação epidemiológica. Em seguida, realizou a vacinação das pessoas que tiveram contato com a bebê nos últimos 30 dias. Dentre elas, membros da igreja em que a família frequenta, totalizando 71 pessoas vacinadas. Esse procedimento é conhecido como bloqueio vacinal e é recomendado para conter surtos de doenças contagiosas.

A Unidade de Saúde do Alto Bonito continua acompanhando o caso e monitora o círculo social e familiar da paciente. Desde o dia 21 de Abril, a bebê não apresenta mais sinais e sintomas da doença.

 

Vacinação contra a gripe Sarampo estão disponíveis na Zona Rural e Urbana

A primeira etapa de vacinação teve início no dia 4 de abril. A imunização contra a gripe é destinada a idosos a partir dos 60 anos de idade e trabalhadores do setor da saúde. Já a vacina contra o sarampo é destinada apenas aos trabalhadores da saúde. A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural das 8h às 12h e das 14h às 18h. No entanto, a busca pelas imunizações continua baixa no município.

A segunda etapa de vacinação para gripe acontecerá entre os dias 4 de maio até o dia 3 de junho e será destinada a crianças, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, indígenas, agentes de segurança e salvamento, membros das Forças Armadas, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiro urbano e de longo curso (motoristas e cobradores), população privada da liberdade e funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com deficiência permanente.

Já a segunda etapa de vacinação contra o sarampo acontece do dia 4 de maio a 3 de junho e será destinada a crianças de seis meses a cinco anos de idade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.