Em reunião realizada nesta quarta-feira (27), o partido Patriotas decidiu que vai apoiar o senador Zequinha Marinho nas eleições para governador do Pará, que acontecem em outubro deste ano. A decisão do Patriotas não chega a surpreender a política local, visto que o partido foi adversário do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Canaã nas eleições municipais de 2020. A decisão, inclusive, é vista como natural pela maioria dos observadores políticos locais.
O que chamou a atenção na reunião foi a ausência do vereador Cabelo, eleito pelo partido em 2020 com 524 votos. O parlamentar, que é o maior expoente político do partido em Canaã está distante de seus correligionários e não deu a entender que vai apoiar Zequinha, assim como seus colegas. Tudo indica que Cabelo vai dar apoio a Helder nas eleições.
Questionado, o presidente do Patriotas em Canaã, Alex Silveira, explicou que o partido não vai punir Cabelo pela decisão. "Não, não vai haver retaliações contra o vereador. Ele tem livre arbítrio para fazer suas escolhas." Alex, no entanto, deixa o alerta. "O mandatário, principalmente do legislativo, ele precisa entender que não foi eleito sozinho; ele precisou de um grupo. É neste momento, da reeleição, que pode haver retaliações, não minha como presidente, mas sim do grupo. Foram 20 candidatos para fazer um vereador, é importante lembrar."
Cabelo é o primeiro vereador eleito pelo Patriotas na história de Canaã dos Carajás. De acordo com informações não confirmadas, o parlamentar está em Paragominas acompanhando a passagem do presidente Jair Bolsonaro naquele município.