Terça, 17 de Maio de 2022
Canaã dos Carajás Saúde

Em Canaã, Hospital 5 de Outubro realiza ação sobre aleitamento materno

A agenda marca o retorno das atividades de educação em saúde para a comunidade promovidas pela unidade hospitalar

26/04/2022 às 15h38
Por: Gazeta Carajás
Compartilhe:
Em Canaã, Hospital 5 de Outubro realiza ação sobre aleitamento materno

Principal fonte de nutrientes para os recém-nascidos até os seis meses de idade, o leite materno é rico em proteínas, vitaminas, anticorpos, gorduras e água, e é essencial para o bom desenvolvimento da criança.  

Devido a essa importância, o Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), promoveu na manhã da terça-feira (26/04) um encontro sobre promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A ação é uma parceria com o CRAS Novo Horizonte - Centro de Referência de Assistência Social, e contou com a participação de 15 mulheres, entre gestantes, lactantes e acompanhantes.  

Segundo as nutricionistas Elaine Caetano e Claucianny Pereira, membros da Comissão de Atenção Multidisciplinar Materno Infantil do hospital, muitas vezes, o aleitamento materno exclusivo não ocorre nos seis primeiros meses devido a barreiras culturais. 

“Por isso, o papel da Comissão é amparar as mães e explicar tudo o que envolve esse processo, a fim de que mais mães e bebês usufruam dos benefícios da amamentação, que vão além do aspecto nutricional”, explica Elaine.  

As profissionais ainda desmitificaram os mitos de que algumas mães produzem leite fraco, e que o colostro, o primeiro leite produzido pela gestante, é pobre em nutrientes para o bebê.  

A introdução alimentar foi outro assunto que recebeu diversos questionamentos. As profissionais envolvidas na ação alertam para a conscientização e a importância de um acompanhamento profissional.  

“A introdução alimentar antes dos seis meses pode levar a um comprometimento do desenvolvimento a curto e a longo prazo, deixando a criança mais vulnerável a infecções, a diarreias, desnutrição, aumentando o risco de alergias alimentares e respiratórias, podendo acarretar doenças crônicas na idade adulta. Por isso, é muito importante respeitar as fases do bebê”, enfatizou Claucianny.  

A técnica de enfermagem Talita Lucena deu orientações e demonstrações da pega correta e as consequências da pega incorreta que podem causar fissuras no mamilo entre outras consequências.  

Por que amamentar? 

– Vantagens para as mães: 

Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto; 

Diminui o peso mais rapidamente após o parto; 

Reduz o risco de diabetes e câncer de mama; 

 

– Vantagens para as crianças: 

Aumenta o vínculo entre mãe e filho; 

Ajuda no desenvolvimento neuromotor; 

Reduz as chances de desenvolver problemas como diabetes, obesidade, infecções urinárias, diarreias e doenças cardiovasculares no futuro; 

Estimula o desenvolvimento do pulmão e dos ossos do crânio e da face. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias