Terça, 17 de Maio de 2022
Educação Ciência e educação

Semed realiza oficina de construção de foguetes em Canaã dos Carajás

Oficina visa incentivar a produção de foguetes por alunos da rede pública municipal e a compreensão prática da física

26/04/2022 às 10h53 Atualizada em 02/05/2022 às 09h40
Por: Kleysykennyson Carneiro
Compartilhe:
999
999

 

Você sabe o que é cinemática? 

Boa parte dos leitores do Gazeta Carajás não sabe bem o que é isso. Mas os alunos da rede pública municipal de Canaã dos Carajás não só sabem, como estão aprendendo na prática esse importante ramo da física e da matemática que está em nosso cotidiano. A cinemática, ou "a geometria do movimento",  se ocupa no estudo e descrição de movimentos de pontos, corpos ou sistema de corpos. Por meio da cinemática, é possível calcular posição, deslocamento, velocidade e até a aceleração de partes em um sistema.

Para auxiliar a compreensão deste importante ramo da física aplicada, a Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Educação, realizou no último sábado (23) uma oficina de construção e lançamento de foguetes feitos com garrafas pet. Assim, os estudantes puderam ver de perto e na prática os princípios da cinemática que aprenderam em sala de aula. Além disso, a oficina também visa incentivar a participação dos alunos na Mostra Brasileira de Foguetes, compartilhar boas experiências e, claro, preparar os estudantes para a terceira edição da Mostra Municipal de Foguetes, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio.

A oficina foi realizada na Escola Municipal Ronilton Aridal - Grilo, teve duração de oito horas e contou com a participação de 192 alunos da rede pública municipal. O professor José Victor Leite Xavier foi o responsável pela condução do curso, que, assim como em anos anteriores, foi sucesso absoluto no município.

No final do dia, após a conclusão dos projetos, os alunos testaram suas produções e o resultado, claro, foi positivo. O público vai poder acompanhar o resultado dessa produção ao vivo já no próximo mês durante a Mostra Municipal de Foguetes. É aguardar para ver na prática as teorias da física aplicadas por alunos de Canaã dos Carajás.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias