Um marco importante para a história da educação de Canaã. Nesta segunda-feira (25), foi realizada a aula inaugural do curso de mestrado em Docência em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA), o primeiro da modalidade na história de Canaã dos Carajás. A aula inaugural foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e reuniu professores, alunos selecionados para o curso e também autoridades do município, entre elas, Roselma Milani, secretária de Educação.
O mestrado em Canaã é uma parceria da Secretaria de Educação com o Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA. A turma é composta por 22 alunos, 11 para ciências e 11 para matemática.
A maior parte dos mestrandos é de Canaã dos Carajás, de profissionais que já atuam na rede municipal de ensino, mas há alunos de Sapucaia, Redenção, Marabá e Parauapebas, municípios vizinhos a Canaã. O mestrado acontece entre abril de 2022 e março de 2024, de forma presencial. No entanto, poderá haver eventos de ensino remoto em variadas situações.
O mestrado em Canaã é um claro reflexo da expansão do Polo Educacional e da oferta de ensino superior no município. Atualmente, há 12 turmas da Universidade Federal do Sul e Sudeste Paraense (Unifesspa) em Canaã, além de quatro turmas de cursos técnicos e pós-graduação do Instituto Federal do Pará (IFPA). Vale destacar ainda que, com recursos próprios, o município trabalha na construção de prédios da Unifesspa, UEPA e IFPA.
Uma novidade a se destacar é também o fato de que já tramita mais um mestrado para Canaã. Desta vez, de Engenharia, Arquitetura e Computação pela UFPA.
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas