O vereador licenciado e atual secretário de Desenvolvimento e Produção Rural, Junior Garra, utilizou a tribuna durante a 10º Sessão Ordinária de 2022 para fazer uma grave denúncia. De acordo com Garra, um deputado federal está travando a liberação de títulos definitivos para produtores de Canaã dos Carajás. O motivo? Interesses políticos.
De acordo com Junior, o deputado em questão usa o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) como barganha para ter apoio político. Ou seja, o município que o apoia nas eleições consegue liberação de títulos definitivos de forma mais fácil. Quem não o apoia, por sua vez, é travado, impedido de ter acesso a um documento que faz toda a diferença na hora de investir em sua propriedade. O secretário lembrou que Canaã conta com um Núcleo de Regularização Fundiária que funciona desde setembro do ano passado e tem conseguido atender bem os produtores do município. O entrave é em Marabá, destacou.
Garra disse as exatas palavras. “Temos aí um deputado que hoje é o detentor do Incra de Marabá, ele só ajuda o município que cede à pressão que ele dá para ter apoio político. Nós devemos fazer política é com trabalho, porque a população rural de Canaã dos Carajás não pode pagar o preço pela incompetência de um deputado, pela sua ingerência.”
Segundo Garra, Canaã tem centenas de proprietários rurais na espera. “Nós estamos com mais de 500 processos prontos para serem titulados e infelizmente nunca saiu um. E o que andam falando aí pelas ruas é que se ele não tiver devido, se não for cedida à sua reivindicação, não sai nenhum título para o município.”
Junior Garra pediu apoio da Câmara Municipal de Canaã para uma resolução deste problema. “Todos sabem que eu sou ‘Bolsonariano’, mas o que é certo é certo. Esse deputado é da base do presidente, mas está errado o que ele está fazendo.”
Wilson Leite, vereador em Canaã pelo Podemos, foi enfático sobre o parlamentar federal em questão. “É um herdeiro da ditadura e pensa que as coisas são enfiadas goela abaixo, mas não são. Quem quer voto aqui, tem que trabalhar pra isso. Não se bota mais cabresto em ninguém! Ele é o dono do Incra por acaso?”
E quem é este deputado?
O Gazeta Carajás apurou ouvindo fontes e verificando fatos que o deputado em questão é Joaquim Passarinho (PL). O vice-líder do governo federal na Câmara dos Deputados é, desde 2019, detentor político do órgão no Pará e tem, conforme afirmou Junior Garra, feito política com a entidade.
O atual superintendente do Incra na região é Aveilton Souza, apadrinhado político de Passarinho e, segundo fontes, pré-candidato a deputado estadual. Confira abaixo fotos dos dois em diferentes momentos.
O “ranço” de Passarinho com Canaã se justifica, em partes, pelo deputado não encontrar lastros políticos aqui. Apesar de ter obtido mais de 400 votos na Terra Prometida em 2018 quando foi candidato, o parlamentar não tem grandes ações em prol do município, tampouco para o sudeste. Agora, sabendo que a região tem candidatos fortes na disputa, tudo indica que Passarinho, além de não ajudar, tenta atrapalhar quem deseja trabalhar.
No começo de abril, Joaquim e Aveilton fizeram uma transmissão ao vivo no Instagram para falar sobre as ações do órgão no sul e sudeste do Pará. Uma espécie de “prestação de contas” antes de iniciar a corrida eleitoral. Confira o bate-papo na íntegra abaixo